lab mateco
ENGENHARIA CIVIL – 7º ECIA
KARINE TEZOLINI
RANIELE TON BIS
THAMIRIS LOPES
RELATÓRIO 2 – Determinação da pasta de consistência normal
Moldagem dos corpos de prova cilíndricos e determinação da compressão da argamassa
SÃO MATEUS
2015
KARINE TEZOLINI
RANIELE TON BIS
THAMIRIS LOPES
RELATÓRIO 2 – Determinação da pasta de consistência normal
Trabalho apresentado à disciplina de Laboratório de Materiais de Construção Civil do Curso de Engenharia Civil da Faculdade Norte Capixaba de São Mateus, como requisito para obtenção da avaliação bimestral.
Professor (a): Carla Baraqui da Costa
SÃO MATEUS
2015
1. MATERIAIS E MÉTODOS
1.
2.
3.
1.1. Materiais utilizados
Molde (formato do tronco de um cone)
Haste de compactação
Placa de base
1.2. Procedimento do experimento
Pesou-se 4 kg de cimento, 6,4 kg de areia, 10 kg de brita e 1,92 kg de água. Adicionou-se na betoneira, a brita. Ligou-se a betoneira e continuamente foi sendo adicionados os demais materiais, água, cimento e areia. O processo de mistura durou aproximadamente 3 minutos. Neste tempo o molde e a placa foram umedecidos.
O molde foi colocado sobre a placa e o mesmo foi preenchido com o concreto de ensaio. O operador posicionou-se com os pés sobre as aletas do molde para mantê-lo estável. O molde foi preenchido com o concreto coletado, em três camadas compactadas com 25 golpes com auxílio da haste.
Retirou-se o molde do concreto, cuidadosamente na direção vertical e mediu-se o abatimento do concreto.
2. CONCLUSÃO
O ensaio foi realizado 2 vezes, na primeira tentativa encontrou-se o abatimento de 4,5 mm e na segunda tentativa encontrou-se o abatimento de 15 mm. A brita correta a ser utilizada seria brita 0, porem no experimento utilizou-se a brita 1 e a areia utilizada foi areia fina, o correto seria utilizar areia média.
Concluiu-se que devido às alterações na realização do