ESTERE TIPOS
PRECONCEITO
➢ Na base do preconceito estão as crenças sobre características pessoais que atribuímos a indivíduos ou grupos, chamadas de estereótipos.
➢ É um conjunto de características presumidamente partilhadas por todos os membros de uma categoria social. É um esquema simplista mas mantido de maneira muito intensa e que não se baseia necessariamente em muita experiência direta. Pode envolver praticamente qualquer aspecto distintivo de uma pessoa – idade, raça, sexo, profissão, local de residência ou grupo ao qual é associada.
➢ Quando nossa primeira impressão sobre uma pessoa é orientada por um estereótipo, tendemos a deduzir coisas sobre a pessoa de maneira seletiva ou imprecisa, perpetuando, assim, nosso estereótipo inicial.
➢ O estereótipo, em si, é frequentemente apenas um meio de simplificar e "agilizar" nossa visão do mundo.
➢ Gordon Allport referia-se ao ato de estereotipar como fruto da "lei do menor esforço".
➢ Nossos limitados recursos cognitivos, diante de um mundo cada vez mais complexo, é que nos fazem optar porestes atalhos, que se às vezes nos poupam, cortando significativamente o caminho, em outras, nos conduzem aos indesejáveis becos do preconceito e da discriminação.
ROTULAÇÃO
➢ A rotulação seria um caso especial do ato de estereotipar. Em nossas relações interpessoais, facilitamos nosso relacionamento com os outros se atribuirmos a eles determinados rótulos capazes de fazer com que certos comportamentos possam ser antecipados.
Exemplo: quando um gerente rotula um empregado de "preguiçoso", ele
"prevê" determinados comportamentos que este empregado deverá exibir frente a certas tarefas.
➢ Profecia auto-realizadora => induzir o rotulado a se comportar da maneira que esperamos.
➢ Ideologia inconsciente => conjunto de crenças que aceitamos implícita e não conscientemente. Um exemplo disto pode ser visto nas relações de género.
ESTEREÓTIPOS E GÊNERO
➢ Papeis pré-determinados para homens e mulheres.
Exs: o