Teoria das escalas Maiores
Música é a combinação de ritmo, harmonia e melodia, de maneira agradável ao ouvido. No sentido amplo é a organização temporal de sons e silêncios (pausas). No sentido restrito, é a arte de coordenar e transmitir efeitos sonoros, harmoniosos e esteticamente válidos, podendo ser transmitida através da voz ou de instrumentos musicais.
• Ritmo
O ritmo está ligado à música, mas também a outras formas de arte, como a poesia, por exemplo. Neste último caso, o ritmo controla a distribuição de sílabas compridas e curtas e a repetição dos tempos fracos e fortes de um verso.
• Harmonia
O estudo da harmonia é essencial para o estudo da composição e por isso, a harmonia também é a arte de compor os sons simultaneamente. Enquanto a harmonia é a combinação de sons simultâneos, a melodia é a combinação de sons sucessivos.
• Melodia
Pode ser uma composição musical suave para uma voz ou coro, ou um poema que é cantado. Apesar disso, uma melodia não precisa ter acompanhamento musical, mas costuma ser algo que é agradável ao ouvido. No entanto, não podemos realizar nenhuma das tais citações acima sem as notas musicais, pois, são elas que dão vida a música e a partir disso são criadas as mais lindas melodias já vistas!
O que são Notas?
Notas musicais são sinais que representam a altura do som musical. Apesar de serem inúmeros os sons empregados na música, para representá-los bastam apenas sete notas: Elas são: Dó – Ré- Mi – Fá – Sol – Lá – Si Mais não param por ai não, elas podem ser apenas sete, mas, em sequência formam um loop infinito de notas nas quais podemos desfrutar.
Ex: ...Sol – Lá – Si - Dó – Ré- Mi – Fá – Sol – Lá – Si - Dó – Ré- Mi – Fá – Sol – Lá... Graves Agudos
Notas Cromáticas Para montarmos as outras escala será necessário as mesmas regras que acabamos de estudar, a única diferença é que as demais tem notas Cromáticas! Notas cromáticas são todas as notas que não são naturais, como por exemplo C#, Sol# e etc.