harmonia
Das três escalas menores a escala menor natural é a mais importante decorar, porque se souber esta escala facilmente consegue saber como montar a escala menor harmónica e a escala menor melódica. Iremos utilizar a escala de Lá para dar os três exemplos, então neste caso vamos ver a escala de Lá menor natural. A escala menor natural tem o seguinte padrão de HYPERLINK "http://www.academiamusical.com.pt/curso-teoria-musical/tons-e-semitons-2/" \o "Tons e Semitons" \t "_blank" tons e semitons:
T-S-T-T-S-T-T
Vamos ver então na pauta musical as notas da escala de Lá menor natural:
Ao aplicarmos este padrão de tons e semitons a partir da nota Lá, obtemos a escala de Lá natural, e podemos reparar que ficámos com todas as notas naturais, assim como na escala de Dó maior. Significa assim que a escala de Dó maior e a escala de Lá menor natural partilham as mesmas notas, então podemos dizer que a escala de Lá menor natural é a escala menor relativa de Dó maior. O que faz a diferença entre ter a escala de Dó maior e a escala de Lá menor natural é a tónica, se a nota Dó ou a nota Lá.
Descobrir a escala menor natural através dos intervalos
Na aula sobre HYPERLINK "http://www.academiamusical.com.pt/artigos-populares/escalas-maiores/" \o "Escalas Maiores" \t "_blank" Escalas maiores vimos que esta era a escala mais importante na música, agora vamos ver na prática uma das razões. Uma vez que sabemos a escala maior podemos saber qualquer escala simplesmente decorando as fórmulas dos HYPERLINK "http://www.academiamusical.com.pt/curso-teoria-musical/intervalos-musicais-video-inc/" \o "Intervalos musicais (Vídeo inc.)" \t "_blank" intervalos de cada tipo de escala. Como vimos a escala maior tem a seguinte fórmula de intervalos:
I – Perfeito;
II – Maior;
III – Maior;
IV – Perfeito;
V – Perfeito;
VI – Maior;
VII – Maior;
I – Perfeito
Sabendo isto e tomando como exemplo a escala de Dó maior vamos ver quais notas correspondem aos intervalos:
Dó –