Analise
QUESTIONAMENTOS
1) Como o livro aborda o conteúdo e qual é mais rico no assunto?
No Bohumil Med a escala menor é tratada de forma clara no início, em capítulo especifico. Ele dá como característica principal o intervalo de 3ª menor entre os graus I e III. Segue com a explicação das escalas relativas, mostrando a relação e conversão existente entre elas: Da escala maior para a escala menor desce uma 3ª menor. Da escala menor para a maior sobe uma 3ª menor. A sequencia do livro é a seguinte: * escala menor ; * escla relativa; mostra as escalas com sustenidos e bemóis. * Mostra um quadro com todos os tons maiores e menores assim como o ciclo das quintas; * Ele coloca de forma clara os três modos da escala menor: primitiva; harmônica e melódica e acrescenta o estudo das escalas bachianas, homônimas e enarmônimas.
Entre esses temas vem os exercícios para a fixação dos nomes das escalas relativas menores, identificação do número e tipo de acidente Ele mostra de forma resumida a sequencia das escalas menores sustenizadas e bemolizadas: Escalas menores #: mi – si - fa# - dó# - sol# - ré# - lá# Escalas menores b: ré – sol - dó - fá - sib - mib – láb
No livro de Maria Luisa, o assunto vem de maneira mais simples. Usa muito o pentagrama para melhor explicar o assunto. Ela, assim como o Bohumil, não cita a escala de Do maior como ponto de partida e modelo para as demais escalas.
A escala de LÁ menor é o modelo que MARIA LUISA apresenta como derivação para as demais.
O assunto é dado de forma simplificada, porém muito bem exemplificado com a formação de todos os tons menores, não economizando no uso do pentagrama, assim como mostra a distribuição dos tons e semitons das três modos menores – PRIMITIVO - HARMÔNICO - MELÓDICO.
A parte visual é bem trabalhada, com o uso de todas as armaduras menores.
No livro do MASCARENHAS, o assunto é tratado em três lições (capítulos) diferentes que