Teoria das culturas
Entendida como Ciência a antropologia tem o objetivo de refletirmos sobre a humanidade e sua cultura, tendo como também o estudo do homem que é o centro das preocupações, visando questionar sua totalidade, como ser biológico pensante e participante da sociedade, como sua origem, corpo humano, diferenças físicas, surgimento, etnias, raça, religião, alimentação, comportamento, desenvolvimento e sua perpetuação, sua função como criador de cultura e fazedor de história, para tentar chegar à compreensão da existência humana.
Partimos do principio de que a natureza humana é a essência do homem, e os fatores ambientais exercem poder na influência, no desenvolvimento de personalidade. Uma pessoa vem a ser o que é por causa dos padrões culturais do seu ambiente. Os seres humanos estão sujeitos a mudanças comportamentais, como por exemplo, o indivíduo pacífico que, ao se juntar com uma multidão imprópria, torna-se mais um elemento da massa. Agindo, e possuindo o mesmo comportamento sofrido por tal influência deste grupo.
O homem possui certas características que diferem de outros animais é um ser pensante, domina a escrita oral, possui senso moral ético onde distingui o certo do errado, e etc. Isso difere o mesmo dos outros animais em relação ao resto da natureza. Na antropologia, o significado da cultura é a totalidade de padrões diversos, aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano, incluindo conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos, estudos particularmente.