Teorias da cultura
O desafio da antropologia é conhecer e estudar o homem sob uma perspectiva antropológica, e se divide em quatro áreas de conhecimento do saber humano. São elas: Antropologia Física ou biológica, antropologia cultural, antropologia social e arqueologia. A antropologia tem como objeto de estudo os diferentes comportamentos sociais e culturais exercido por distintos grupos humanos.
A antropologia nos ensina a retirar nossos olhos do senso comum e nos dá uma visão dos fatos científicos, e podemos perceber essa característica na diversidade de valores sócios culturais. O objetivo da antropologia é estudar as diferenças culturais e das diversidades culturais, diferentemente do objeto de estudo que é o homem (ser humano). Após cumprir os seus objetivos de investigar e compreender as especificidade culturais do próximo, ela terá uma missão maior de demonstrar que diferenças culturais não significam desigualdades sociais.
Dentre essas teorias temos pela visão dos antropólogos o: Evolucionismo que afirma que a sobrevivência das espécies está relacionada com sua seleção natural. O difusionismo que veio para contrariar as teorias do evolucionismo, afirmando que pode haver divisão dessa seleção para que assim tenha uma diversidade cultural. O funcionalismo por sua vez os antropólogos pregavam a queda do evolucionismo e o detrimento do etnocentrismo. O enfoque do estruturalismo é na estrutura e no ambiente, ela mostra a organização como sendo um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizações. A Teoria Estruturalista baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam. Por fim podemos perceber a importância de cada teoria nos dias atuais, todas elas se transformam em uma só quando é tratado o assunto de diversidade cultural e diferença cultural pois, não existe uma só teoria que é usada para tudo existe teorias que se unem em uma só para organizar a sociedade e o homem como um todo.