Teoria das Balas Mágicas
R1: Segundo Sousa (2006:492) a teoria das balas mágicas surgiu no período entre guerras. De acordo com Santos (p16) esta surgiu após a primeira guerra Mundial visto que os homens com remorsos e outros pelos seus idealismos receando o retorno dos regimes totalitários, revelaram toda a operação de propaganda podendo-se intitular como mentiras de guerra. Segundo Wolf (1985:7) o surgimento desta teoria coincide com a difusão das comunicações em massa. Por um lado o que caracteriza para Wolf o contexto da teoria foi a novidade do fenómeno em si, ou seja, da comunicação de massa e o elo de ligação da teoria para com os regimes totalitários deste período histórico.
R2: De acordo com Wolf (1985:22) a base operacional da teoria da Agulha Hipodérmica, é o Estímulo e a Resposta. Para o autor, estes dois fatores conjugados devem formar uma “Unidade Natural em cujos termos pode ser descrito o comportamento”, ou seja esta unidade tem como objetivo exprimir o comportamento seja ele qual for. Wolf define o estímulo como o “agente da resposta”, e acrescenta que não podemos definir um sem estarmos na presença de outro, como o autor diz “Pressupõem-se mutuamente”.
R3: O conceito de sociedade de massas é fulcral para a compreensão desta teoria. Segundo Wolf ( 1985: 7) o conceito de sociedade de massas tem proveniência na história do pensamento político, contudo, apresenta componentes e correntes diferenciadas. Remetendo para o pensamento político oitocentista (pensamento de cariz conservador) a definição de sociedade de massas é resultado da industrialização progressiva, da revolução dos transportes e comércio e da difusão de valores como a liberdade e igualdade (valores abstratos). Com estes processos que descrevemos, as elites perdem os seus privilégios expondo-se às massas.