Permeabilidade celular
Exercícios:
1. A membrana plasmática apresenta uma propriedade típica: a permeabilidade seletiva. No que consiste essa propriedade?
A membrana plasmática regula o fluxo de substâncias dissolvidas dentro ou fora da célula. A permeabilidade seletiva é um processo essencial para a manutenção das condições intracelulares, para o bom funcionamento da célula. Certas substâncias podem atravessar a membrana de forma espontânea, sem que haja gasto de energia ou com gasto, porém outras substâncias podem ser ‘expulsas’ ou não terem sua entrada permitida, isso caracteriza a permeabilidade seletiva da membrana.
2. A membrana plasmática que delimita a célula permite a passagem seletiva de substâncias do meio interno para o meio externo da célula e vice-versa. O que se entende por transporte ativo e difusão facilitada?
É chamada de transporte ativo, a passagem de substâncias, através da membrana plasmática, de um meio de baixa concentração para um de alta concentração. A passagem ocorre no sentido contrário ao do gradiente de concentração. Uma célula normal do corpo utiliza, aproximadamente, 40% do seu ATP (Adenosina Trifosfato = energia) para o transporte ativo.
Já a difusão facilitada ocorre no sentido do gradiente de concentração (do mais concentrado para o menos concentrado), com isso, não gasta energia. Ela é utilizada para o transporte de substâncias grandes e insolúveis em lipídios, movem-se na membrana através de proteínas integrais que funcionam como transportadoras. A maioria dos açúcares utiliza esse transporte.
Ou seja, o transporte ativo ocorre contrário ao gradiente de concentração e a difusão facilitada a favor. O primeiro utiliza energia e a segunda não.
3. (PUC – SP) O esquema abaixo mostra o comportamento da célula vegetal submetida a duas condições osmóticas diferentes: a) Como são denominadas as células A e B?
Quando a célula é colocada em um meio hipotônico (menos