Teoria da relações humanisticas
* FUNDAMENTOS A teoria das Relações Humanas caracterizou-se pela ênfase nas pessoas. A teoria das Relações Humanas surge nos EUA como conseqüência das conclusões obtidas, através da experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores. Basicamente foi um movimento de reação e de oposição a Teoria Clássica da Administração.
* ELTON GEORGE MAYO (1880-1949) Sociólogo australiano, nascido em 1880 e falecido em 1949, formou-se em Medicina na Universidade de Adelaide, trabalhou na África e lecionou na Universidade de Queensland. Ainda na Austrália, estudou as sociedades aborígenes que o tornam sensível às múltiplas dimensões da natureza humana. Durante e após a Primeira Guerra Mundial, trabalha na análise psicológica de soldados em estado de choque. Inicia então pesquisas financiadas sobre as relações humanas nas fábricas. As pesquisas de Hawthorne por si desenvolvidas, no momento em que começava a notar-se o lado desumano da produção em massa, consistiram numa série de experiências e diálogos não diretivos entre 1927 e 1931, junto dos operários das fábricas Hawthorne Western Electric (Chicago).
* ORIGEM
* A origem da Teoria das Relações Humanas são:
* A necessidade de humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano; * O desenvolvimento das chamadas ciências humanas, principalmente a psicologia a sociologia; * As idéias da filosofia pragmática de John Dewey e da psicologia dinâmica de Kurt Lewin foram capitais para o humanismo na Administração; * As conclusões da experiência de Hawthorne, desenvolvida entre 1927 e 1937, sob a coordenação de Elton Mayo.
* OBJETIVO Valorizar o bem-estar dos operários, oferecer boas condições de trabalho, e por fim, conhecer melhor seus empregados. O objetivo era explorar as ligações entre o moral dos trabalhadores