Teoria da Politica Comercial
Ferramenta S.W.O.T
A ferramenta S.W.O.T é um poderoso aliado no Planejamento Estratégico e deve utilizada pelo menos uma vez ao ano, durante o Planejamento Estratégico. A sigla S.W.O.T vem das iniciais das palavras inglesas Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Se essas ferramentas não forem utlizadas podem prejudicar a empresa no cumprimento da sua missão estratégica.
Oportunidade: são situações externas, atuais ou futuras que se forem aproveitadas da maneira correta pela empresa, podem beneficia-la positivamente.
Ameaças: são situações externas, atuais ou futuras que, se não forem eliminadas, minimizadas ou evitadas pela empresa, podem prejudica-la.
Forças: são características da empresa, tangíveis ou não, que podem aumentar a potência para aprimorar seu desempenho.
Fraquezas: são características da empresa, tangíveis ou não, que devem ser mitigadas com o intuito de evitar influências negativas sobre seu desempenho.
Para Sun Tzu, estrategista e filósofo chinês, esse conceito pode ser resumido em seu livro “A Arte da Guerra” da seguinte maneira:
“Se conhecemos o inimigo (ambiente externo) e a nós mesmos (ambiente interno), não precisamos temer o resultado de uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. Se não conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas.”
De acordo com os conceitos atuais de Planejamento Estratégico, a sobrevivência e o sucesso da empresa vão se acordo com o ambiente, sendo assim, a submissão da empresa com relação ao seu ambiente torna essencial o acompanhamento permanente dos ambientes externo e interno.
Para o consultor internacional, professor e empresário de sucesso Peter Drucker, em seu livro “A administração em Tempos Turbulentos” reforça que a relevância da Analise do Ambiente nas seguintes afirmações:
"Em épocas turbulentas as empresas não podem pressupor que o amanhã