Administração
Diversos canais e estreitos que interligam esses mares tornaram-se importantes pontos estratégi¬cos, onde, ao longo dos séculos, ocorreram conflitos geopolíticos entre nações interessadas em controlá-los.
Religião
O Oriente Médio faz parte do mundo islâmico, região que se estende, no sentido oeste-leste, da costa Atlântica da África até a fronteira entre o Paquistão e a índia, e, no sentido norte-sul, desde o Casaquistão e a Rússia até a região dos lagos africanos. Com uma certa descontinuídade espacial, encontramos manifes¬tações desse mundo islamizado em outros países, como Ban¬gladesh, Malásia, Paquistão e Indonésia.
Em 29 países da região os seguidores do islamismo são a maior parte da popula¬ção (mais que 76%). Em 7 outros eles são mais que 51%, consti¬tuindo-se, portanto, numa força demográfica, econômica e políti¬ca respeitável. Há ainda 14 ou¬tros países onde os seguidores do islamismo representam me¬nos de 50% da população.
Posição geográfica e fronteiras do Oriente Médio
A extensão territorial do Oriente Médio é de cerca de 7,2 milhões de km2, sendo formado por 15 Estados, de diferentes tamanhos: os cinco maiores (Arábia Saudita, Irã, Turquia, Afeganistão e Iraque) ocupam quase 85% do espaço regional. Países: 1. Afeganistão, 2. Arábia Saudita, 3. Barein, 4. Catar, 5. Emirados Árabes Unidos, 6. lêmen, 7. Irã, 8. Iraque, 9. Israel, 10. Jordânia, 11. Kuweit, 12. Líbano, 13. Omã, 14. Síria, 15.Turquia.
Clima
Toda a região está sob domínio de massas de ar continentais secas e quentes, tanto no inverno como no verão. Nas bordas dos ocea¬nos e mares, o efeito da maritimidade ameniza o efeito dessa