Teoria da Política Comercial
Curso de Administração
Comércio Exterior
Teoria da Política Comercial
Professor: Jorge Maurício Oliveira
Priscila de Marins Macedo
Jéssica Tauana Almeida
Setembro/2014
São Jerônimo
Questões:
1) Quais são as consequências para o mercado, quando o Governo resolve intervir introduzindo uma tarifa alfandegária sobre um determinado produto?
Geralmente, o governo intervém com o objetivo de favorecer o produtor nacional frente aos concorrentes estrangeiros. Esse processo é denominado proteção e, embora predominantemente vise a reduzir importações, pode incluir também mecanismos de promoção às exportações.
2) O que a imposição de uma tarifa alfandegária provoca para um país pequeno, em nível de consumidores, produtores e Governo?
A tarifa provoca perda para os consumidores, não compensada integralmente pelos ganhos dos produtores e receita do governo. Isso acontece num país pequeno, cujo comércio é incapaz de afetar as relações de troca internacionais. Neste caso, qualquer restrição ao comércio implica perdas para a comunidade.
3) O que explica a continuidade de políticas protecionistas por parte de países pequenos? Quem ganha e quem perde?
O fato de as perdas serem difusas e os benefícios, concentrados. O maior perdedor é o consumidor, que paga preço mais elevado. Mas como existem milhões de consumidores, cada um acaba pagando uma pequena parte dos custos das medidas protecionistas e tem pouca motivação para contrapor a elas. Os produtores e trabalhadores são os maiores beneficiários. Como são em menor número, e encontram-se concentrados em determinadas áreas geográficas do país, quando sentem-se ameaçados pela concorrência estrangeira têm coesão suficiente para formas lobbies (grupos para pressionar as autoridades para implementação de medidas protecionistas).
4) Num país grande uma tarifa pode ter o mesmo efeito, de um país pequeno?
Num país grande os ganhos