Teoria da liberdade
Início » Trab. Estudantes » Filosofia » 10º Ano
Trabalhos de Estudantes
Trabalhos de Filosofia - 10º Ano .
.
Teorias da Liberdade da Acção Humana
Autores: Francisco Reis
Escola: [Escola não identificada]
Data de Publicação: 20/05/2007
Resumo do Trabalho: Trabalho sobre as Teorias da Liberdade da Acção Humana, realizado no âmbito da disciplina de Filosofia (10º ano).
Ver Trabalho Completo
Comentar este trabalho / Ler outros comentários
Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.
“Teorias da Liberdade da Ação Humana”
Podemos dizer que existem três correntes filosóficas distintas que caracterizam a acção humana quanto à sua liberdade: a teoria determinista; a teoria do livre arbítrio e a teoria mista.
A teoria determinista parte de uma série de pressupostos que, quanto a mim, não têm grande fundamento – o Homem pratica acções condicionadas por agentes exteriores tais como a predestinação divina, a nossa origem animal, a sociedade em que nos encontramos, as emoções e sentimentos que vivemos e factores ambientais, o que leva os defensores desta teoria a crer que a liberdade não tem qualquer sentido, porque há sempre antecedentes próximos ou remotos que estão na origem da acção. Segundo esta teoria, a liberdade não passa de uma ilusão e o Homem nunca opta, o Homem nunca determina o seu futuro e as acções que realiza, pois existe já uma linha exteriormente orientada – o destino – que é antecipadamente estabelecida. Assim, os apoiantes do determinismo são da opinião de que todos os caminhos seguidos pelo ser Humano são previamente estabelecidos e o Homem só aparenta escolhê-los, pois não os escolhe de facto. No fundo, a teoria determinista considera que as nossas acções nunca são livres e que há uma série de factores que condicionam sempre aquilo que