Teoria da firma
6. Apresente os conceitos de:
6.1 Custo total.
R: somatório de todos os custos que você tem na elaboração e/ou comercialização de um produto
6.2 Custo fixo. R: custos que você têm independentemente de produzir ou não determinado produto (Ex.: aluguel, taxas mínimas de água, luz, e telefone, um número mínimo indispensável de empregados, impostos para manter a firma aberta, etc.)
6.3 Custo marginal.
R: custo que você tem para produzir uma unidade ou um determinado número de unidades a mais de determinado produto.
6.4 Custo de oportunidade.
R: Transferência dos fatores de produção de um bem x para produzir um bem y implica um custo de oportunidade é igual ao sacrifício de se deixar de produzir parte do bem x para se produzir mais do bem y.
7. Explique por que o custo variável médio é inicialmente decrescente e, após atingir um mínimo, torna-se crescente.
R: Os custos variáveis médios são decrescentes quando o nível de produção é baixo e crescente quando o nível de produção é elevado, assim, tal custo está diretamente relacionado com o fato de que para níveis de produção baixos existem ganhos de eficiência em aumentar a produção, no entanto, a partir de certo nível de produção a situação inverte-se se perdendo eficiência à medida que se aumenta a quantidade produzida.
8. O custo fixo de qualquer ativo que não possa ser transferido para outra utilização tem custo de oportunidade igual a zero? Explique a resposta.
R: Sim. Custo de oportunidade significa o que você abre mão para fazer determinada coisa.
Por exemplo, você pode dormir, ou ir à faculdade. É um trade-off (escolhas).
Quando você dorme, você tem o custo de oportunidade de ir na faculdade.
Quanto você vai na faculdade, você tem o custo de oportunidade de dormir. Então se este custo fixo, não tem como transferir para outra utilização, ele não tem custo de oportunidade, portanto o custo de oportunidade é 0.
9. O