Teoria da firma e teoria da agência
Trabalho de Economia
Arcoverde
2012
TEORIA DA FIRMA
Explica o comportamento da Firma quando desenvolve a sua atividade produtiva. Divide-se em Teoria da Produção e Teoria dos Custos de Produção.
Firma – unidade de produção que atua racionalmente, procurando maximizar seus resultados relativos a produção e lucro.
TEORIA DA PRODUÇÃO Produção é o processo pelo qual uma firma transforma os fatores de produção adquiridos em produtos ou serviços para a venda no mercado. Assim, a firma é uma intermediária: compra insumos (inputs, fatores de produção), combina-os segundo um processo de produção escolhido, e vende produtos (outpus), no mercado.
Fator de Produção – bens ou serviços transformáveis em produção.
Função Produção - relações tecnológicas, físicas, entre a quantidade produzida e as quantidades de insumos utilizados na produção. Q = f (K, L)
Enquanto a Teoria dos Custos inclui os preços dos insumos.
Processo de Produção – técnica por meio da qual um ou mais produtos serão obtidos pela utilização de determinadas quantidades de fatores de produção.
A Escolha do Processo de Produção - O processo de produção pode ser mão-de-obra intensivo, capital-intensivo, ou terra-intensiva, dependendo do fator de produção utilizado em maior quantidade, relativamente aos demais.
A escolha do processo de produção depende de sua eficiência. A eficiência pode ser avaliada sob o ponto de vista tecnológico ou sob o ponto de vista econômico. • Eficiência técnica (ou tecnológica): entre dois ou mais processo de produção, é aquele que permite produzir uma mesma quantidade de produto, utilizando menor quantidade física de fatores de produção. • Eficiência econômica: entre dois ou mais processos de produção, é aquele que permite produzir uma mesma quantidade de