Teoria da evolução
Desde os tempos mais remotos indagamos sobre a origem dos seres vivos, incluindo nós mesmos, e durante todo esse tempo tivemos nossas respostas em forma de fantasia, estórias fantásticas e recheadas de alegorias que foram transmitidas de gerações á gerações. Charles Robert Darwin nos propôs a teoria da evolução, mais não foi o primeiro a considerar esse pensamento evolutivo, como muitos pensam, e nem sequer foi o primeiro Darwin evolucionista. Seu avô Erasmus Darwin, médico e filósofo, já havia publicado em 1795 uma obra onde apresentava ideias evolucionistas precursoras de Lamarck. “Mal de Família”, diriam os Criacionistas. A mais famosa obra de Darwin “On the Origin of Species by Means of Selection, or the Preservation of Favoured Races in the Struggle of Life” (Sobre a Origem das Espécies por Meio Da Selecção Natural ou a Preservação de Raças Favorecidas na Luta pela Vida) é até hoje considerada como a publicação mais revolucionária de todos os tempos, Seu impacto na sociedade foi avassalador e até hoje inúmeros religiosos não se conformam com o fato da interpretação literal da Gênese Bíblia ter sido aniquilada. Muitos apologistas bíblicos a consideram como “O mais duro golpe contra a Palavra de Deus
Teoria Darwiniana
No ano de 1859 foi dado o mais radical dos golpes contra a “ordem mundial divina”. O cientista inglês Charles Darwin publicou Sobre a Origem das Espécies através da Seleção Natural, obra na qual ele havia trabalhado por 20 anos. Foram impressos 1.250 exemplares, esgotados já no dia seguinte. A história da criação do mundo proposta por Darwin tornou-se um best-seller da noite para o dia.
Apesar de todos os protestos, a teoria darwiniana impôs-se no meio científico. As provas pareciam por demais concludentes para serem contestadas: variações, seleção, estabilização da seleção e, repetidamente, o acaso.
Darwin afirmava que as espécies são criadas e exterminadas a partir do “principio da tentativa