Interdisciplinar semáforos
Sistemas Digitais II
Adelino Pinheiro Silva
Problema do semáforo de quatro tempos, com pedido de acesso para pedestre e controle de pista.
Introdução
Um semáforo de quatro tempos é um problema clássico de concorrência por recursos, de forma que os veículos concorrem pela oportunidade de utilizar o espaço do cruzamento para seguir para uma próxima via desejada.
Juntamente com os veículos, este problema coloca os pedestres como concorrentes a via, permitindo a estes agentes solicitar a utilização do recurso. Obviamente como o atendimento ao pedestre pode depender de uma solicitação este agente possui menor prioridade para acessar o recurso (espaço do cruzamento) e não pode sofre nenhum tipo de inanição.
Para melhorar o gerenciamento do recurso que é escasso, técnicas de controle do fluxo serão utilizadas para controlar dinamicamente a liberação dos recursos de acordo com a demanda.
Identificando o problema
O cruzamento de duas vias, cada uma com duas pistas em direções opostas, permitindo ao veículo que encontra-se na pista, ao chegar ao cruzamento, seguir em frente, ou realizar conversões à direita ou a esquerda.
Ao pedestre será permitido atravessar qualquer via de forma completa, e não uma pista de cada vez.
As técnicas de medição do fluxo de veículos e de ocupação do espaço do cruzamento podem ser utilizados para dar preferência de acesso a um caminho em detrimento de outro.
Pra facilitar o controle do fluxo um é permitido utilizar mais de um sistema de semáforos para controlar o acesso aos caminhos à frente, à direita e à esquerda da forma como o grupo desejar.
Atacando o problema
Uma abordagem simples para solucionar o problema é modelar o funcionamento de um semáforo simples, sem cruzamento, e inserir os detalhes por partes, como o pedido de travessia do pedestre, a alteração de prioridade das vias para finalmente expandir para o sinal de quatro tempos.
Enumere as situações