Teoria da contabilidade
A Origem da Contabilidade
Os Primeiros Sinais Que Evidenciam a Existência da Contabilidade na Antiguidade
A Evolução Contabilidade Desde os Primeiros Registros Até as Partidas Dobradas
Objetivo da Contabilidade
Principais Usuários e Suas Necessidades
Características Qualitativas das Demonstrações Contábeis
Conceito Ativo
Formas de Avaliações do Ativo
A Origem da Contabilidade
De acordo com estudos a contabilidade existe desde os primórdios da civilização estando atrelada à necessidade do homem fazer o registro do comércio. Segundo IUDÍCIBUS, “a Contabilidade é tão antiga quanto o próprio homem que pensa”. Mesmo na sociedade antiga, o ser humano já utilizava das ferramentas contábeis para controlar seus bens.
A história da contabilidade se inicia com as primeiras escritas, e datam do término da Era da Pedra Polida, quando o homem conseguiu fazer os seus primeiros desenhos e gravações. E segundo historiadores, se divide em quatro períodos:Contabilidade do mundo antigo; Contabilidade do mundo medieval; Contabilidade do mundo moderno e a Contabilidade do mundo científico. Na Contabilidade do mundo antigo do inicio da civilização do homem até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o Liber Abaci de Leonardo Pisano.
Os Primeiros Sinais Que Evidenciam a Existência da Contabilidade na Antiguidade
Foi através de descobertas em escavações e documentos desenhados em grutas e nas primeiras molduras de tábua ou argila, evidenciando a importância da contabilidade para estes povos, e a partir desses registros rudimentares se iniciai a historia da contabilidade foi aperfeiçoando até chegar ao que é hoje.
A bíblia traz relatos e apresenta parábolas destacando sua importância, comprovando existênciada contabilidade antes e depois de Cristo.
A Evolução Contabilidade Desde os Primeiros Registros Até as Partidas Dobradas
Foram registros identificando a classificação por grupos (Contas), dos bens que possuíam em sua época e como não havia a