Saude no brasil
RESUMO DOS TEXTOS, ARTIGOS, SLIDES, FILME E AULAS EXPOSITIVAS.
Esta resenha tem como base alguns textos: artigos: slides: PARÂMETROS PARA ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE – Melissa Portes; O SUS E A POLÍTICA DE SAÚDE NO BRASIL – Melissa Portes; alguns sites: e aulas expositivas.
A saúde no Brasil praticamente inexistiu nos tempos de colônia. O modelo exploratório nem pensava nessas coisas. O pajé com suas ervas e contos, a medicina dos jesuítas e os boticários que viajaram pelo Brasil Colônia, eram as únicas formas de assistência a saúde.
A vinda da família real ao Brasil, em 1808 criou a necessidade da organização de uma estrutura sanitária mínima, capaz de dar suporte ao poder que se instalava na cidade do Rio de Janeiro então foi criado:
1º delegação das atribuições sanitárias as juntas municipais.
2º controle de navios e saúde dos portos.
3º Com as necessidades da corte forçaram a criação das duas primeiras escolas medicina do país: o Colégio Médico – Cirúrgico no Real Hospital Militar da Cidade de Salvador e a Escola de Cirurgia do rio de Janeiro.
Com o golpe militar de 15 de novembro de 1889, que depôs Dom Pedro II, o Brasil deixa de ser um Império após o baile da despedida. A Partir do ato simbólico da Proclamação da República do Brasil pelo Marechal Deodoro da Fonseca, formalizado em 15 de novembro de 1889, um novo tipo de regime é estabelecido e, assim, surgindo um novo período da história brasileira denominado Brasil República que perdura até hoje. As condições sanitárias neste período eram inexistentes, as cidades brasileiras estavam a mercê das epidemias. Neste período a cidade do Rio de Janeiro apresentava um quadro sanitário caótico com a presença de diversas doenças graves entre elas: a varíola, a malária, a febre amarela e posteriormente a peste, sérias conseqüências tanto para saúde coletiva quanto para o comércio exterior os navios estrangeiros não mais queriam atracar no porto.