Teoria da contabilidade
Segundo relatos as primeiras manifestações de contas foram por volta de 2000 a.c. com os sumérios, porém, antes disso com os homens primitivos existia um forma rudimentar de contabilidade, estes povos ao inventarias suas ferramentas de caça e pesca, seu rebanho, estavam praticando a contabilidade.
Somente a partir do século XV a contabilidade começa a ser estudada e a partir daí a as escolas Europeia e Americana passa a estudar o tema.
2) Quando a Contabilidade atinge um nível de desenvolvimento notório? Como era chamada?
A partir do século XIII a contabilidade começa seu desenvolvimento e assim um reconhecimento da sua importância como sendo um apoio fundamental nos métodos de produção, controlando, organizando e fornecedor informações para melhor otimização dos recursos na época, as pessoas que exerciam essa atividade era chamada de “homem contador”.
3) Qual é o momento em que a Contabilidade é vista como Ciência?
A contabilidade teve seu inicio enquanto ciência a partir do século XII até o século XVII quando Luca Paciole escreveu seu livro Tractatus de computis ET Scripturis, provavelmente o primeiro a dar uma exposição completa e com detalhes sobre a contabilidade.
4) Por que a Contabilidade trabalha com números, mas não é tratada como Ciência Exata?
A contabilidade não é uma ciência exata, mas sim uma ciência social aplicada, pois trata do patrimônio, que é gerado ou modificado por ação humana ou de um conjunto de pessoas, dentro de uma sociedade, com implicações internas e externas dado as variações nesse patrimônio afeta de alguma forma o meio em que está inserido.
5) O que fez e quem foi Pacioli. Explique.
Luca Pacioli foi um monge, matemático e professor que nasceu na Itália e dedicou-se ao estudo da contabilidade, foi o primeiro a publicar um livro falando sobre contabilidade em 1494 o Tractatus de computis ET Scripturis e se tornou