Teoria da Contabilidade
O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo sobre a evolução da Contabilidade, seu surgimento no Brasil, principais entidades e legislação reguladora.
Etapa 1
Passo 1, 2 e 3
1. A origem da Contabilidade
A contabilidade teve sua origem nos primórdios da civilização. Era praticada de forma rudimentar, apenas na memória do homem, antes mesmo da existência da escrita, dos números ou da moeda.
No mundo antigo as civilizações começaram a fazer registros de seu patrimônio, ou seja, dos bens que possuíam, a fim de ter controle sobre o mesmo e avaliar se havia crescimento ou não.
O homem enriquecia e com isso foi aprimorando as técnicas para controlar e preservar os seus bens. Desta forma se inicia a história da contabilidade.
No Brasil, a legislação contábil é uma das mais aperfeiçoadas do mundo.
As principais entidades contábeis são o CFC – Conselho Federal de Contabilidade, o IBRACON – Instituto Brasileiro de Contadores, a CVM – Comissão de Valores Mobiliários e o CPC – Comitê de Pronunciamento Contábeis.
As principais leis que regulamentam a Contabilidade são as: Leis n.º 11.638/07 e 11.941/09. Também a Resolução 750/93 do CFC, alterada pela Resolução 1.282/10.
2. Os primeiros sinais que evidenciam a existência da Contabilidade na antiguidade
A partir da era do Neolítico ou da Pedra Polida - no Egito e na Mesopotâmia - o homem começou a ter uma estrutura social mais aperfeiçoada, cultivando plantas e criando animais.
Em 8.000 a. C. o homem desenvolveu técnicas de agricultura e da criação de animais. Já apresentava formas de controle de estoque e da movimentação de produtos por meio de fichas de barro de formatos diferentes que eram instrumento de identificação para cada tipo de mercadoria.
Através de pequenas fichas de barro e outros instrumentos igualmente simples, o homem daquele tempo já fazia o registro de seu patrimônio, antes mesmo da invenção da escrita.
3. A evolução da Contabilidade desde os primeiros registros até as