Teoria da Contabilidade capitulo 2 Resumo da Evolu o Hist rica da Contabilidade
2º período Ciências Contábeis
Objetivos e limites do capitulo
O objetivo deste capitulo é apresentar uma breve revisão da evolução histórica da Contabilidade, preocupando – se mais com tendências e formas evolutivas do que com autores e datas.
Origem da contabilidade
A historia da contabilidade inicia-se de acordo com alguns historiadores a aproximadamente 2.000 anos a. C, com os primeiros sinais objetivos da existência de contas. Entretanto vale ressaltar que antes disso, o homem primitivo, ao inventariar o numero de instrumento de caça e pesca disponível, ao contar seus rebanhos, ao contar suas ânforas de bebidas, já estava praticando uma forma rudimentar de contabilidade.
É possível localizar os primeiros exemplos completos de contabilização, seguramente no terceiro milênio antes de Cristo, na civilização da Suméria e Babilônia (hoje Iraque), no Egito e na China. É claro que a contabilidade teve evolução relativamente lenta até o aparecimento da moeda. Na época de troca pura e simples de mercadorias, os negociantes anotavam as obrigações, os direitos e os bens perante terceiros.
A contabilidade surgiu da necessidade do homem de controlar a evolução de seu patrimônio. Percebe-se que desde as épocas mais antigas os homens buscam se organizar para controlar seus pertences.
Vale salientar que naquela época não existia débito nem crédito.
Uma das formas mais primitivas do homem para registrar seu movimento diário era desenhar as cabeças dos animais através de pinturas e peças de argilas, com relação a cada fato, logo quando surgiu o meu, o seu, de débito e crédito, sendo o débito tendo em seu sentido “o que alguém tem a me pagar” e o crédito “o que eu devo a alguém”.
Observa-se que, mesmo sem escrita, a Contabilidade era utilizada pelo homem como um instrumento de controle do crescimento patrimonial. A utilização de pedras e fichas de barro de vários formatos representavam o controle e porque