Tarefa 3
Laboratório de Novas Tecnologias no Ensino - LANTE
Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de Cursos a Distância
JULIANA PERLETO RODRIGUES
GRUPO: 1
Teorias de aprendizagem e EaD
CEU Água Azul
2014
Teorias de aprendizagem e EaD
A Educação a Distância vem crescendo com o tempo e essa modalidade tem garantido seu lugar no Brasil e no mundo. Entretanto sabemos que muitas teorias influenciaram e ainda influenciam a aprendizagem presencial, entretanto temos um grande crescimento EaD, por isso há questões que necessitam ser pensadas, como por exemplo, quais as teorias mais adequadas para a Educação a distância?
Pensando na perspectiva behaviorista, para Sternberg (2006, p.24), “o behaviorismo é uma perspectiva teórica segundo o qual a psicologia deveria concentra-se apenas na relação entre o comportamento observável, por um lado, e eventos e estímulos ambientais, por outro”. Assim como se trata de uma teoria ligada ao comportamento, então considerando a existência das influências do ambiente sobre o sujeito associadas às relações provenientes de associações estímulo resposta influenciando assim os eixos do comportamento humano.
Já na perspectiva cognitivista, Segundo Ausubel (2006), a teoria cognitiva foi impulsionada por Piaget para explicar o desenvolvimento cognitivo humano sendo tratada numa perspectiva interacionista onde o homem e o mundo são analisados conjuntamente.
São muitas as teorias, entretanto analisando-as não podemos afirmar que uma é melhor do que a outra. Depende muito do curso e das pessoas que fazem esse curso, cada instituição pode utilizar a abordagem que deseja. Claro que a teoria escolhida deve ter influencias inclusive no material didático utilizado. Mas independentemente da teoria aplicada creio que deve haver o compromisso da aprendizagem, tanto o aluno quanto à instituição devem contribuir efetivamente.
Referencias Bibliograficas
PRETI, Orestes. Bases