Teoria da Comunicação
Por que estudar a mídia? – Silverstone
1) Experiência: a partir do estudo da mídia conseguimos ter a experiência necessária para distinguirmos as coisas. Precisamos saber a diferença entre fantasia e realidade, pois a mídia oferece ambos e as vezes os dois juntos, cabe-nos a leitores críticos identificar o que é fantasia. No caso do jornalismo também podemos separar aquilo que é jornalismo e aquilo que não é. Nos jornais jornalismo são as matérias, chamadas de capa, fotografias, entretanto a publicidade e entretenimento (palavras cruzadas) inserida no jornal não é jornalismo.
2) Mediação: é algo dinâmico(pressupõe movimento, interação, algo que parte de um lugar e chega em outro). Mídia é algo que está no meio, está no meio de duas coisas: grupos de comunicação e os consumidores. A mídia carrega consigo um significado do campo social (que a sociedade vai atribuindo às coisas) que são construídos a partir da cultura, historia, experiências passadas, etc. A mídia tem o poder de persuadir e reclmar atenção e resposta.
3) Tecnologia: todos estamos ligados às questões tecnológicas. Zumbis urbanos: estão conectados apenas com o mundo virtual
4) Retórica: a linguagem da mídia é orientada para a persuasão. A mídia é extremamente sedutora. O materialismo nos convence da veracidade e da honestidade do mundo da comunicação. Spams são um exemplo disso.
5) Poética: os meios de comunicação são construídos com estética, beleza, coisas agradáveis de ver e ouvir. Nos oferecem muitos conteúdos ligados às historias dos contos de fadas que nos foram colocados desde que éramos crianças.
6) Erotismo: mídia fornece o prazer fácil, individual ou coletivo. O erotismo está no subconsciente.
7) Brincadeira: pode-se substituir a palavra brincadeira para nudico, ou amena. A forma como as coisas são colocadas e contadas coloca um pouco de distanciamento do jornal e do telejornal. As vezes tem uma matéria tensa e na sequência uma propaganda engraçada ou