teoria da comunicação
A Comunicação Interna são as interações, os processos de trocas, os relacionamentos dentro de uma empresa ou instituição. Também chamada de Endocomunicação, a Comunicação Interna é responsável por fazer circular as informações, o conhecimento, de forma verticalmente, ou seja, da direção para os níveis subordinados; e horizontalmente, entre os empregados de mesmo nível de subordinação. Os principais problemas da comunicação interna são:
. Excesso de informação;
.Falta de envolvimento e participação dos funcionários;
.Falhas na comunicação;
.Inconsistência das mensagens;
.Pouco trabalho em equipe;
.Integração da comunicação no processo de planejamento da empresa.
Os fluxos da comunicação organizacional
Grande parte dos problemas organizacionais seria resolvida se a comunicação mais eficaz. As organizações possuem três fluxos de comunicação, que se movem em duas direções: o fluxo descendente e o fluxo ascendente e o fluxo lateral. Os dois primeiros na direção vertical, o ultimo correndo horizontalmente.
A comunicação descendente é a que parte do topo para base. Dentre as varias formas de comunicação face a face. A comunicação oral é mais desejável, porque a utilização de canais naturais como a fala, visão e a audição, permite que se obtenha um feedback máximo e imediato. No fluir da comunicação descendente é preciso atentar para dois fatores que podem prejudicar os resultados. Durante o trajeto a comunicação pode sofrer modificações, chegando alterada ou nem chegando ao seu destino. Um sério problema nas organizações é a grande quantidade de comunicação instrumental no fluxo descendente, que acaba inibindo e bloqueando os canais da comunicação expressiva, que, por falta de vazão para subirem até o topo, correm lateralmente, criando redes informais de comunicação. A comunicação ascendente é a que a parte da base para o topo. O fluxo ascendente garante que as boas idéias, queixas, e outras questões importantes vinda de lá em baixo sejam