Teoria da comunicaçao : definição
Vera Veiga França é uma profissional na área da comunicação e escreveu o texto “Paradigmas da Comunicação : conhecer o quê?” onde ela trata o estudo da comunicação de um jeito diferente. Vera inica seu texto afirmando que a “Teoria” da comunicação não é algo sólido e que as coisas mudam muito dentro da área com o passar do tempo, existe até uma certa falta de “glamour” ao se falar sobre isso, porém que acredita que devem haver uma história e um patrimônio de conhecimentos partilhados sobre a tal Teoria da Comunicação.
Dentro de seu texto Vera discute sobre a evolução, as contradições e impasses que marcam o desenvolvimento de tal área de uma forma que abrange além de apenas uma disciplina curricular e vê como uma constituição do estudo da comunicação. Ela trata sobre questões fundamentais sobre o domínio ,como : a definição do objeto da comunicação; a interdisciplinaridade; as correntes de estudo; os paradigmas da área.
O que achei interessante é que ao entrar em cada uma dessas áreas pode-se perceber que realmente a Teoria d comunicação é algo muito extenso, possui um objeto que se desdobra em meio de comunicação e no processo comunicativo , porem apesar de parecer simples é algo amplo que atinge todas as praticas comunicativas e a objetividade vem aenas do olhar que permite analisar coisas como comunicação.
Também é interessante ao se falar sobre a Teoria ser ou não uma disciplina sólida ou se seria algo Interdisciplinar ,pois é o estudo da comunicação abrange o estudo de várias ciências, de um intercambio de informações no entanto depois de um século de estudo esse estudo da comunicação já não criou raízes? Existe sim uma própria tradição em tal estudo.
Os autores e as obras sobre o estudo também são muito diversos , possui um leque extenso e complexo. E com o passar do tempo se da a entender que fica cada vez mais longe de um direcionamento certo, abre-se cada vez mais o