Teoria da comunicacao I
O que acontece quando nos comunicamos?
Somos envolvidos num processo no qual muitas coisas acontecem ao mesmo tempo. Daí, vivenciarmos a comunicação como uma atividade - algo dinâmico, mutante e portanto, transformacional.
Sob este enfoque, podemos encontrar várias definições de diversos estudiosos para o processo da comunicação humana:
a) "Comunicação é o intercâmbio verbal de pensamento ou idéia". (John B. Hoben, 1954)
b) "Comunicação é o processo pelo qual compreendemos os outros e, em contrapartida esforçamo-nos por compreendê-los. É um processo dinâmico, mudando e variando constantemente em resposta à situação total". (Martin P. Anderson, 1959)
c) "Comunicação: a transmissão de informação, idéia, emoção, habilidades, etc., pelo uso de símbolos - palavras, imagens, números, gráficos etc. É o ato ou processo de transmissão que usualmente designamos como comunicação". (Berelson e Steiner, 1964)
d) "Todo e qualquer ato de comunicação é visto como uma transmissão de informação, consistindo em estímulos discriminativos de uma fonte para um receptor". (Theodore Newcomb, reedição, 1966)
e) " Comunicação é uma atividade e envolve a criação e a troca de significados" (Richard Dimbleby, 1985)
f) " A comunicação é uma das formas pelas quais os homens se relacionam entre si. É a forma de interação humana realizada através do uso de signos". (Juan D. Bordenave, 1987)
g) "Comunicar implica partilha regida pelas circunstâncias que dominam a cultura onde o ato comunicativo ocorre" (Eduardo Neiva JR, 1991)
h) "A comunicação é um campo de trocas, de interações que permitem perceber-nos, expressar-nos e relacionar-nos com os outros, ensinar e aprender. Comunicar é entrar em sintonia, aproximar, intercambiar, dialogar, expressar, influenciar, persuadir, solidarizar, comungar" (José M. Moran; 1998) Podemos observar que todos os conceitos que aparecem nas definições acima fazem parte do processo de comunicação e cada definição, por