Atividade De Autodesenvolvimento 7 Fase
Trabalho desenvolvido na disciplina Administração de Micro e Pequenas Empresas apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do professor-tutor (nome completo).
Anhanguera Educacional
2014
Sociedades por Quotas de Responsabilidade Limitada (L.T.D.A.)
A escolha deste formato jurídico foi principalmente pelo fato da sociedade ser formada por duas ou mais pessoas, cuja responsabilidade é limitada, distribuída proporcionalmente e dividida por quotas.
Com o intuito de criar uma pequena empresa, primeiramente é preciso levar em consideração à situação financeira do sócio, verificando este ponto a sociedade por quotas de responsabilidade limitada é uma sociedade de formação simples, o processo para abertura é menos custoso e com maior liberdade aos sócios que tem os compromissos financeiros e fiscais restritos ao capital investido.
Hoje em dia este tipo de sociedade não abrange somente as pequenas empresas, as grandes estruturas empresariais também adotam este tipo de formação, por ser uma sociedade contratual de regime de responsabilidade limitada para todos os sócios.
Este formato jurídico não admite que a contribuição do sócio se constitua somente em serviço, é um formato que evita a discussão de contribuição, ou seja, um dos sócios contribui com dinheiro e outro somente com serviços.
É um formato rígido que exige algumas regras, como exemplo se um dos sócios for negligente todos pagam por este ato e o capital social fica intacto, porém a exclusão deste sócio pode acontecer se assim todos desejarem, ou em caso de falência todos os sócios respondem pela parte que falta.
Conclui-se que mesmo que os sócios tenham obrigação de repor lucros ou quantias retiradas estabelecidos no contrato social, e mesmo com todas as outras burocracias apresentadas a sociedade por quotas de responsabilidade limitada é o formato jurídico adequado para ter uma empresa