Atividade de Autodesenvolvimento
Tema 3: Lesões Celulares
Doença cardíaca coronariana (DCC) é o termo usado para identificar problemas relacionados ao prejuízo da circulação nas artérias coronárias. A arteriosclerose está relacionada, em primeiro lugar, ao desenvolvimento desta doença. Suas consequências vão desde dificuldades de circulação entre as células do miocárdio até a morte súbita por anoxia do miocárdio. Com o prejuízo na circulação coronária, diversos problemas podem surgir, entre eles, enfraquecimento do bombeamento do miocárdio e insuficiência cardíaca. O infarto do miocárdio (IM) é a oclusão de uma ou mais artérias coronárias, resultando em isquemia e morte dos tecidos do miocárdio. Assim como a DCC, sua causa mais comum é a arteriosclerose. O acúmulo de placas de gordura na parede das artérias pode tanto obstruir a artéria quanto rompê-la, fazendo com que pequenas plaquetas se agreguem no local da lesão, formando um trombo que fecha a artéria.
Assim, analise o seguinte caso clínico:
Você lidera uma equipe de saúde em um Hospital e recebe um paciente do sexo masculino com sintomas de dores no peito, correndo o risco de sofrer um problema cardiovascular grave e, até mesmo, de morrer. Você chama toda sua equipe e coloca o caso desse paciente que precisa de exames e manobras clínicas/cirúrgicas urgentes.
Ninguém conhece o histórico desse paciente, e neste momento é necessário avaliá-lo de alguma forma. Você tem em mãos um exame de cateterismo feito há 6 meses.
Assim, imediatamente você planeja que sua equipe busque dados do histórico familiar, procure saber se o paciente é hipertenso e fumante. Pede rapidamente exames de colesterol e glicemia sanguínea. Ainda solicita que seja feito o exame da proteína C reativa e exame para a homocisteinemia. É preciso verificar, também, a creatina quinase
(CK) de células musculares.
Atividade de Autodesenvolvimento | Tema 3
© DIREITOS RESERVADOS
Proibida a reprodução total ou parcial desta publicação sem o prévio