A Insercao Do Ass Social Na Saude 1
MULTIDISCIPLINAR DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA.
FABIOLA MONTEIRO 1
Resumo
Este artigo trata da importância da inserção do profissional do Serviço Social na equipe do
Programa de Saúde da Família (PSF). Toma como ponto de partida o papel fundamental desempenhado por este profissional, uma vez tendo este a preocupação com o social do usuário, o qual não foge a questão da promoção da saúde. Uma série de fatores influenciam diretamente nas questões da saúde, entre eles a questão social, sendo relevante o conhecimento e o trabalho com o grupo social em que são registrados os principais casos de doenças, exemplificando com os dependentes químicos, as crianças e os idosos.
Destaque também para os aspectos históricos, culturais e sociais de tais grupos, sendo esses fatores consideráveis. Nesse panorama de atenção primária à saúde, a inserção do assistente social, que por meio de instrumentos técnicos de trabalho, é desempenhar um papel mais direcionado ao acompanhamento individual e comunitário aos que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social. A inserção do Serviço Social na equipe do PSF permite uma conotação social, fator este capaz de favorecer a propagação ou o controle de doenças. PALAVRAS CHAVE: Programa da Saúde da Família, Serviço Social, Equipe Multidisciplinar.
1- INTRODUÇÃO
No âmbito da saúde pública faz-se necessário abordar aspectos referentes ao
Programa Saúde da Família (PSF) e a inserção do Serviço Social nesse contexto.
Haja vista que a inserção do serviço social no referindo programa deve-se, principalmente, em função das demandas dos usuários na dimensão social. Dessa forma o assistente social trabalhará diretamente com o usuário, através de instrumentos técnicos como o cadastro sócio-econômico, a visita domiciliar, conhecendo assim a realidade social do indivíduo que pode ser fator determinante na contração da enfermidade. Em consequência, o assistente social, juntamente com os demais integrantes da