ATIVIDADE ORIENTADA I
Técnicas Histológicas
Nome: Ingrid Caroline Silva Brum
RA: 11510464
Curso: Odontologia
Turno: Manhã
Turma: M3 – 202
QUESTÕES
1. Cite as diferentes maneiras pelas quais podemos obter material para preparação de lâminas histológicas.
O material obtido para a preparação de lâminas histológicas é coletado através da retirada de amostra biológica de um organismo vivo ou morto. Pode ser obtido através de biópsias (biópsia cirúrgica, biópsia endoscópica, e biópsia por agulha), peças cirúrgicas e necropsias.
2. Da coleta do material à montagem de uma lâmina histológica o tecido passa por uma série de etapas. Abaixo estão listadas algumas destas etapas. Qual a importância (objetivos) de cada uma delas na preparação do material?
a) Fragmentação: a fragmentação é o processo em que o material biológico é cortado em pequenas espessuras com lâminas bem afiadas e de bastante precisão.
b) Fixação: a fixação é a principal etapa das técnicas histológicas. Todos os procedimentos dependem que o material esteja bem preservado (fixado). Os objetivos da fixação são: evitar a autólise (digestão dos tecidos por enzimas presentes nas próprias células) e a proliferação de bactérias, parar o metabolismo celular, mantendo o conteúdo bioquímico e preservando antígenos, preservar os tecidos para futuras colorações, manter as relações topológicas e morfológicas das biomacromoléculas o mais próximo da situação in vivo e melhorar a diferenciação óptica das células preservando sua identidade.
c) Desidratação: o objetivo da desidratação é remover a água dos fluidos teciduais e fixadores aquosos por difusão de agentes desidratantes
d) Diafanização ou clareamento: consiste no processo de remoção do álcool nos tecidos utilizado durante a desidratação através de um agente clarificador.
e) Inclusão: o objetivo da inclusão é de eliminar completamente o xilol (agente clareador) contido no material e a total penetração da parafina nos vazios deixados pela água e