Teoria da Comunicação I
1) Dê duas causas do papel da mídia na sociedade de massas, exemplificando-as com casos recentes.
A criação de uma unidade social e o acesso a informações de maneira global. Uma unidade social significa a quebra de fronteiras, a criação de uma sociedade mundial e não mais regional ou comunitária. A mídia integra as pessoas das mais diferentes culturas. Como exemplo temos o caso das garotas asiáticas, que estão utilizando uma espécie de cola para mudarem o formato dos olhos, comprovando o grande poder da mídia em influenciar o pensamento e transgredir a barreira da cultura. Esta necessidade surgiu a partir da mídia: Revistas, sites e jornais que padronizam a beleza do mundo, como sendo a ocidental.
No que diz respeito ao acesso a informações do mundo inteiro, que permitem que o cidadão esteja sempre atualizado com o que acontece ao seu redor, mesmo em lugares onde nunca esteve, temos os desdobramentos da espionagem feita pelos Estados Unidos a alguns países, incluindo o Brasil. A mídia expôs e o caso e levou a conhecimento de todos os países rapidamente, que puderam tomar medidas de segurança. Isso graças ao conhecimento do caso, mostrado pela mídia.
2) Cite duas dificuldades teóricas para o estudo da comunicação, cite exemplos atuais.
A primeira dificuldade decorre da prioridade que se dá à prática na comunicação. Com a criação dos cursos de comunicação, antes que de fato houvessem teorias suficientes sobre o assunto, foi necessário que o aprendizado fosse conjunto com a prática. Com isso criou-se dificuldades na hora de teorizar a disciplina, existiam vários caminhos e a prática também se tornou muito pessoal, já que não havia embasamento teórico significativo para ela. Hoje, o que se tem conhecimento sobre mídias sociais, por exemplo, é o que se pratica. O conhecimento veio junto com a criação. Não existia uma teoria sobre isso, antes que te fato existisse.
Segunda dificuldade diz respeito a grande quantidade de