Teorias da Comunicação I
a) Epistemologia:
1- [dicionário Aurélio] Estudo das ciências, no que cada uma, e o seu conjunto, tem por objeto apreciar seu valor para o espírito humano; teoria do conhecimento.
2- [Retirado do artigo A Epistemologia UFSC – Disponível em: http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/grayling.htm] A epistemologia, também chamada teoria do conhecimento, é o ramo da filosofia interessado na investigação da natureza, fontes e validade do conhecimento.
3- [Retirado do site EUNIVERSO] Epistemologia ou teoria do conhecimento é a crítica, estudo ou tratado do conhecimento da ciência, ou ainda, o estudo filosófico da origem, natureza e limites do conhecimento.
b) Paradigma:
1- [dicionário Aurélio] Modelo, padrão, norma; exemplo. / Gramática: Conjunto de flexões de uma palavra dada como modelo: paradigma dos verbos; conjugação; paradigma dos substantivos; declinação latina. / Linguística: Conjunto de formas que se associam por um traço linguístico permanente, denominador comum de todas elas, traço na base do qual se estabelecem correlações e oposições.
2- [Dicionário Michaelis] Modelo, padrão, protótipo. Ling: Conjunto de unidades suscetíveis de aparecerem num mesmo contexto, sendo, portanto, comutáveis e mutuamente exclusivas. No paradigma, as unidades têm, pelo menos, um traço em comum (a forma, o valor ou ambos) que as relaciona, formando conjuntos abertos ou fechados, segundo a natureza das unidades. No primeiro caso temos os paradigmas lexicais e, no segundo, gramaticais. Exemplo de paradigma lexical: Abela casa/alta/grande/verde. Exemplo de paradigma gramatical: and-a/and-as/and-a/and-amos.
3- [Wikipédia] Paradigma, literalmente modelo, é a representação de um padrão a ser seguido. É um pressuposto filosófico, matriz, ou seja, uma teoria, um conhecimento que origina o estudo de um campo científico; uma realização científica com métodos e valores que são concebidos como modelo; uma referência