Teoria da complexidade
Aluno: Lucas Martinez Agulha
Fontes: Vídeo em sala de aula http://www.teoriadacomplexidade.com.br/teoria-dacomplexidade.html http://30anos.ipiaget.org/complexidade-valores-educaocao-futuroedgar-morin/programa/conferencistas/edgar-morin/conceitoschave.htm
O que a Teoria da Complexidade faz comigo?
A Teoria da Complexidade me torna uma parte do grande universo, do todo em que estou inserido. Não sou, entretanto, uma parte qualquer deste complexo, não sou menos ou mais importante que as demais partes do universo. Minhas pequenas atitudes podem ter conseqüências mais impactantes do que ações de algo aparentemente mais grandioso, assim como podem ser insignificantes.
A Teoria da Complexidade, dessa forma, me torna um individuo com uma maior responsabilidade, já que minhas atitudes podem ir além de mim e dos que me rodeiam. Torna-me, também, um individuo mais vulnerável, devido ao fato de eu estar sujeito as conseqüências das ações de todas as infinitas partes do universo em que estou inserido.
Não existe mais o “individual” ou o “insignificante”, tudo, todas as pequenas e grandes partes do todo, são imprescindíveis para o estudo e compreensão do complexo formado por essas partes.
MAPA CONCEITUAL ABAIXO
Mesma intensidade
Grande reacão
tem
pode ter
Ação e reação
Pequena reacão
Pequena ação
Teoria do Caos
Teoria dos Fractais
pode ter
Teoria das Catástrofes
Grande acão
Lógica Fuzzy afirma que
Afirma que
como
Newton
Complexidade
Todo
Varias teorias recentes
na análise do contradicão engloba
Imprescindível
Teoria da Complexidade
é afirma que
Cada parte
Parte possuem Trata-se de
Mesma importancia
Todo a análise do
Todo
Pensar o real como um todo
Apreender o real na sua multiplicidade
E não
E não
Reduzir a realidade a elementos redutores Saber pensar é O imprevisível
O recursivo
para o