Teoria da competicao
Caracterização de Sistemas Distribuídos.
O que são sistemas distribuídos?
É aquele no qual os componentes localizados em computadores interligados em rede se comunicam e coordenam suas ações apenas passando mensagens.
Características dos sistemas distribuídos.
Heterogeneidade, concorrência de processos, interoperabilidade, não tem relógio global, falhas independentes. Ex. Internet, intranet, computação móvel.
O que é heterogeneidade?
A internet permite aos usuários acessar serviços e executar aplicativos através de um conjunto heterogêneo de computadores e redes. Aplica-se em diferentes hardwares, sistemas operacionais, diferentes redes, diferentes softwares, diferentes linguagens de programação. Ex. PDA, servidores, gsm, laptops.
O que é Escalabilidade?
Posso ir agregando computadores para aumentar o poder computacional. Serve para controlar os custos dos recursos físicos, controlar a perda de desempenho. Ex. Internet.
O que é Tolerância a falhas?
O sistema distribuído precisa de tolerância a falhas. É tentar levar o sistema num estado seguro a fim de não interromper a aplicação e quem está operando não perceber a interrupção, sempre num estado seguro.
O que é Concorrência?
Tem o recurso disponível em que vários clientes vão usar um determinado recurso e todos vão estar concorrendo para acessar esse recurso. Serve para permitir que vários pedidos de clientes sejam processados concorrentemente. Ex. registrar lances em um leilão.
O que é Transparência?
O sistema distribuído tem transparência como principal característica de acesso. É definida como sendo a ocultação da separação dos componentes em um sistema distribuído de modo que o sistema seja percebido como um todo.
Transparência de acesso: Permite que recursos remotos sejam acessados da mesma forma. Não importa onde estão os recursos, vai usar da mesma forma.
Transparência de localização: Permite que os recursos sejam acessados sem conhecimento de sua localização