O que é balanço patrimonial?
O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil que evidencia, resumidamente, o patrimônio da empresa e é a parte de um conjunto de relatórios que compõem as Demonstrações Contábeis de uma entidade.
O Balanço Patrimonial reflete a posição financeira em determinado momento (fim do ano) de uma empresa.
O termo Balanço decorre do equilíbrio Ativo = Passivo + PL, ou da igualdade Aplicações = Origens. Parte da idéia de uma balança de dois pratos, onde sempre encontramos a igualdade. Só que, em vês de denominamos balança (assim como Balança Comercial), denominamos no masculino: Balanço.
A expressão Patrimonial origina-se do Patrimônio Global da empresa, ou seja, o conjunto de bens, direitos e obrigações. Daí origina-se a expressão: Patrimônio Liquido que significa a parte residual do patrimônio, a riqueza liquida da empresa num processo de continuidade, a Situação liquida.
Compondo as duas expressões, teremos a expressão Balanço Patrimonial, sendo assim, podemos imaginar o patrimônio da seguinte maneira:
[pic]
REQUISITOS DO BALANÇO PATRIMONIAL
Cabeçalho
O Balanço Patrimonial é composto de um cabeçalho do qual constará: • Denominação da empresa; • Titulo da demonstração (Balanço Patrimonial) • Data de encerramento do Balanço.
CORPO
O Balanço Patrimonial (BP) é constituído de duas colunas: a da esquerda, que chamamos Ativo, lado positivo, pois os Bens e os Direitos representam, para a empresa, a sua parte positiva. (é o que ela tem efetivamente – Bens – e o que ela tem para receber – Direito) e a da direita, que chamamos Passivo, é o lado negativo, pois as Obrigações representam a parte negativa da empresa (é o que ela tem que pagar) e Patrimônio Liquido (ou Passivo, conforme a Lei).
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
|BALANÇO PATRIMONIAL |
|ATIVO |PASSIVO E PATRIMONIO