“Abordagem clássica da administração”
1) Com base na leitura do texto “Abordagem Clássica da Administração” é possível observar os aspectos que Frederick Taylor defendia na Administração Científica. De acordo com os conhecimentos que você adquiriu na primeira aula desta disciplina, destaque os aspectos que Taylor defendia e que posteriormente foram criticados pela Escola Humanista.
2) Fundamentando-se na leitura indicada, comente as primeiras justificativas de Frederick Taylor para a iniciação da Administração Científica.
3) Henry Ford se baseou nos estudos e aplicações de Frederick Taylor e desempenhou com maior atenção alguns dos seus aspectos. Liste tais aspectos e comente-os relacionando a primeira aula ao texto indicado.
Respostas
1ª Questão
Frederick Taylor, popularizou a noção de eficiência “obter o resultado desejado com o menor desperdício de tempo, esforço e materiais” .
Ele acreditava que para uma empresa funcionar, o empresário pensava e os operários executavam um sistema tipicamente fechado.
Taylor, então começou a cronometrar e robotizar seus operários, não mais enxergando eles como seres humanos e simplesmente como maquinas.
Focou toda sua atenção somente na execução de tarefas, se esquecendo do restante da vida de uma empresa.
O ambiente de trabalho não era adequado, eram precários, colocando assim em risco a saúde e a vida dos operários.
Os operários trabalhavam com carga horária sobrecarregadas com pouco tempo de descanso e lazer, levando-os assim a um padrão de vida inadequado.
Não tinham nenhuma proteção contra o desemprego involuntário.
Não havia participações de lucros.
Também foi criticado, pela ausência de qualquer comprovação científica de suas afirmações e princípios.
2ª Questão
Suas primeiras preocupações se deram exclusivamente sobre as técnicas de racionalização do trabalho do operário, através do estudo dos tempos e movimentos.
Efetuou um paciente trabalho de análise de quanto tempo precisava e o que se era necessário