Teoria da burocracia
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔNICAS E
ADMINISTRATIVAS
ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO
SANTO ANDRÉ
2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔNICAS E
ADMINISTRATIVAS
ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO
• MODELO BUROCRÁTICO DE ORGANIZAÇÃO
IDEIA CENTRAL
MODELO BUROCRÁTICO DE ORGANIZAÇÃO
- Busca da ORGANIZAÇÃO ideal;
A burocracia é a organização eficiente por excelência. E para conseguir essa eficiência, a burocracia precisa organizar nos mínimos detalhes e dirigir rigidamente as atividades da organização.
MODELO BUROCRÁTICO DE ORGANIZAÇÃO
A teoria da Burocracia surgiu na Teoria Geral da Administração, por volta da década de 1940, quando a Teoria Clássica e a Teorias das Relações Humanas revelaram a falta de uma teoria da organização sólida e abrangente e que servisse de orientação para o trabalho do administrador.
Origens da Teoria da Burocracia
A teoria da Burocracia desenvolveu-se em função dos seguintes aspectos:
- A fragilidade e a parcialidade da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas, ambas revelam pontos de vista extremistas e incompletos sobre a organização, gerando a necessidade de um enfoque mais amplo e completo.
- A necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como o comportamento dos membros dela participantes, e aplicável não somente a fábrica , mas a todas as formas de organização humana e principalmente às empresas.
- O crescente tamanho e complexidade das empresas passaram a exigir modelos organizacionais mais bem-definidos. Milhares de homens e mulheres colocados em diferentes setores de produção e em diferentes níveis hierárquicos. Tanto na Teoria Clássica como na Teoria das Relações