TEORIA DA BUROCRACIA
Para está teoria, todas as pessoas devem ter comportamentos de acordo com as normas das organizações, visando sempre a máxima eficiência e tentando prever ocorrências e criando rotinas para serem alcançadas com agilidade bem eficientes. Os conceitos nas organizações criou uma base suficiente para ser aproveitadas até os dias de hoje, apenas com seus estudos e livros escritos. É um dos seus principais usuários é o Estado em quase todas as partes.
Atualmente no século XXI, tem uma grande importância para o mundo administrativo e seus gestores, a teoria da burocracia corrige erros e falhas da teoria Clássica e mesmo Comportamental. O aprendizado e na Gestão de toda e qualquer relação informal, e sempre por dentro da Área das Competências.
Essas empresas assim tem seu lado bom, pois elas estão dando valor no seu estudo, na sua inteligência e no seu profissionalismo, pois não escolhem por meios pessoais, agora tem seu lado ruim também que são grandes rotinas, ineficiência etc.
TEORIA BEHAVIOSRISTA
‘O homem não é uma vitima ou um observador passivo do que lhe acontece, pois ele é controlado por um ambiente que é, em parte, construído por ele mesmo’.
Por muito tempo a educação dos alunos era baseada na aversão, ou seja, aprendiam forçadamente o que os professores diziam ser correto para que não sofressem qualquer tipo de repreensão. Idealmente seria que, aprendêssemos a manipular as variáveis para que não fosse uma obrigação aprender e ser bom, mas sim, involuntário tal ato.
Uma crítica esta no fato de que o behaviorismo determina que nossos comportamentos foram moldados a partir de experiências passadas, assim entende-se que perdemos nosso livre-arbítrio. Outra crítica é que às experiências laboratoriais não são de total equivalência para com a realidade assim gerando resultados incertos.