Teoria da Burocracia
Segundo Weber, as características principais são:
1. Caráter Legal das Normas e Regulamentos
A burocracia é uma organização baseada em uma espécie de legislação própria, que define antecipadamente como a organização deverá funcionar. As normas e regulamentos são previamente escritos, e são racionais por serem coerentes com os objetivos visados.
2. Caráter Formal das Comunicações
Todas as regras, decisões e ações administrativas são formuladas e registradas por escrito, para proporcionar comprovação e documentação adequadas, e também assegurando a interpretação correta.
3. Caráter Racional e Divisão do Trabalho
A divisão do trabalho atende a uma racionalidade, sendo adequada aos objetivos a serem atingidos: a eficiência da organização. Há uma divisão sistemática do trabalho, do direito e do poder, estabelecendo as atribuições de cada participante, os meios de obrigatoriedade e as condições necessárias. Cada indivíduo deve saber a sua tarefa, sua capacidade de comando sobre os outros, e quais os limites de sua tarefa, para não prejudicar a estrutura existente.
4. Impessoalidade nas Relações
A divisão de atividades é feita de forma impessoal, ou seja, de acordo com termos de cargos e funções, e não de pessoas envolvidas. Cada pessoa não é considerada uma pessoa, e sim o ocupante de um cargo ou função.
5. Hierarquia da Autoridade
Nenhum cargo deve ficar sem controle ou supervisão, todos tem o controle de um posto superior. A hierarquia da autoridade fixa as chefias nos diversos escalões de autoridade, que proporcionam a estrutura hierárquica da organização.
6. Rotinas e