teoria da burocracia
Tipos de autoridade:
* Autoridade tradicional: os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas.
* Autoridade carismática: os subordinados aceitam as ordens do superior como justificadas, por causa da influência da personalidade e da liderança do superior.
* Autoridade legal ou burocrática: os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque concordam com certos preceitos ou normas que consideram legítimas.
A teoria da burocracia traz para as organizações uma especialização das funções em que cada pessoa tem uma posição de trabalho bem definida. Na estrutura organizacional, é possível perceber claramente uma hierarquia de comando e de responsabilidade em cada nível. Cria-se uma previsibilidade do funcionamento da empresa por meio de regras e regulamentos, o que garante a também previsibilidade do comportamento dos seus membros. Com a racionalidade das ações, procura-se estabelecer julgamentos a partir das normas e dos padrões vigentes pela empresa, e não por vontade própria do tomador de decisão. Como toda teoria, a burocracia tem suas vantagens e desvantagens.
Vantagens:
*Racionalidade;
*Precisão na definição e operação do cargo;
*Rapidez nas decisões;
*Univocidade de interpretação (a informação é fornecida apenas a quem deve recebê-la);
*Uniformidade de rotinas e procedimentos (padronização);
*Continuidade da organização (capacidade e competência técnica);
*Redução do atrito entre as pessoas;
*Constância (mesmo tipo de