Teoria da burocracia
DTC / CÂMPUS UMUARAMA
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO APLICADA A ENGENHARIA CIVIL
TEORIA DA BUROCRACIA
UMUARAMA-PR / 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)
DTC / CÂMPUS UMUARAMA
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO APLICADA A ENGENHARIA CIVIL
TEORIA DA BUROCRACIA
Trabalho apresentado a Universidade Estadual de Maringá/ DTC/ Campus de Umuarama no curso de Engenharia Civil, o qual será utilizado como parte integrante na avaliação da disciplina Administração Aplicada a Engenharia Civil.
UMUARAMA-PR / 2013
INTRODUÇÃO
A Teoria da Burocracia desenvolveu-se na administração em torno dos anos de 1940, baseada a partir das ideias de Max Weber, devido à fragilidade da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas, pois essas não possibilitavam uma abordagem global que envolvesse os problemas organizacionais. Nessa época não havia regras específicas e não havia objetivos para com os colaboradores, as empresas evoluíam, mas eram mal administradas, eram geridas de forma pessoal, onde a opinião ou o humor de uma única pessoa poderia interferir no andamento da empresa. Existia apenas a lei de fazer seu serviço, para ganhar dinheiro e continuar com o trabalho. Mas as empresas deveriam ser geridas de forma impessoal e racional para poder prosperar de uma continua e estável, de acordo com a visão de Weber.
CONCEITO
A Teoria da Burocracia foi criada a partir das ideias de Max Weber, sendo imediatamente posterior às teorias Clássicas e das Relações Humanas. O ponto forte dessa Teoria veio da necessidade de uma abordagem mais geral e integrada das organizações, fatores que praticamente não eram considerados pelas outras teorias. A teoria Clássica, com suas suposições extremamente negativas em relação à natureza humana, pregava uma administração