teoria da burocracia na administração
1. Quando surgiu a Teoria da Burocracia na Administração?
A Teoria da Burocracia desenvolveu-se dentro da Administração ao redor dos anos 40. O ressurgimento da Sociologia da Burocracia, a partir da descoberta dos trabalhos de Max Weber.
2. Explique o conceito de racionalidade na Teoria da Burocracia.
De fundamental importância para o desenvolvimento de conceitos na teoria weberiana, um dos pontos centrais nesta teoria, o alicerce para toda a construção da modalidade de funcionamento dos sistemas sociais atuais. Burocracia é uma forma de organização, que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance dos objetivos.
3. Explique os tipos de sociedade segundo Weber.
Weber identifica três tipos de sociedade:
a. Sociedade tradicional: onde predominam características patriarcais e patrimonialistas, como a família, o clã, a sociedade medieval etc.
b. Sociedade carismática: onde predominam características místicas, arbitrárias e personalísticas, como nos grupos revolucionários, nos partidos políticos, nas nações em revolução etc.
c. Sociedade legal, racional ou burocrática: onde predominam normas impessoais e racionalidade na escolha dos meios e dos fins, como nas grandes empresas, nos estados modernos, nos exércitos etc.
4. Explique os conceitos de autoridade, poder, legitimidade segundo Weber.
Weber define autoridade como sendo a probabilidade de que um comando ou ordem específica seja obedecido. Poder, segundo Max Weber, significa toda probabilidade de impor a própria vontade numa relação social, mesmo contra resistências, seja qual for o fundamento dessa probabilidade. Segundo Max Weber, a legitimidade é a crença social num determinado regime, visando obter a obediência, mais pela adesão do que pela coacção, o que acontece sempre que os respectivos participantes representam o regime como válido, pelo que a