Teoria da aprendisagem social
Albert Bandura (1925-) é doutor em psicologia social. Nasceu no Canadá. Licenciou-se em Psicologia na Universidade de British Columbia, em 1949. Em 1952 doutorou-se na Universidade de Iowa, onde entrou em contato com a tradição condutista e a teoria da aprendizagem. Em 1953 começou seu trabalho como professor na Universidade de Stanford.
Entre seus livros mais importantes cabe citar: Principles of Behavior Modification (1969); Aggression: A Social Learning Analysis (1973); Social Leaning Theory (1977); Thought and Action (1985) y Self-Efficacy: The Exercise of Control (1997).
Referências:
← http://www.sea.pucminas.br/html/Disciplinas/SlidesIF/dissertacao/Cap2.htm
← http://www.eps.ufsc.br/teses99/casas/
← http://psicologia.usal.es/bandura.htm
← Woolfolk, Anita E. Psicologia da educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
Aquisição de conhecimento (aprendizagem) e desempenho observável baseado naquele conhecimento (comportamento).
Enfatiza a importância da observação e da modelagem dos comportamentos, atitudes e respostas emocionais dos outros.
Eventos ambientais (recursos, conseqüências de ações e ambiente físico), pessoais (crenças, expectativas, atitudes e conhecimento) e comportamentos (atos individuais, escolhas e declarações verbais) interagem no processo de aprendizagem (DETERMINISMO RECÍPROCO).
"O aprendizado seria excessivamente trabalhoso, para não mencionar perigosos, se as pessoas dependessem somente dos efeitos de suas próprias ações para informá-las sobre o que fazer. Por sorte, a maior parte do comportamento humano é aprendido pela observação através da modelagem. Pela observação dos outros, uma pessoa forma uma idéia de como novos comportamentos são executados e, em ocasiões posteriores, esta informação codificada serve como um guia para a ação." (Bandura, 1977, p22).
← Aprendizagem ativa é aprender, fazendo (e experimentando as