Psicologia
Ana Mercês Bahia Bock
• Doutora em Psicologia Social pela PUC-SP
• Professora de Psicologia Social e Educacional da Faculdade de Psicologia da PUC-SP
Odair furtado
• Doutor em Psicologia Social pela PUC-SP
• Professor de Psicologia Social e Institucional da Faculdade de Psicologia da PUC-SP
Maria de Lourdes Trassi Teixeira
• Psicóloga e Psicanalista
• Supervisora em Psicologia Institucional da Faculdade de Psicologia da PUC-SP
• Membro do Instituto Sedes Sapientiae-SP.
Os autores se utilizam de um estudo sobre a concepção de Ausubel, apresentada no livro Aprendizagem significativa – a teoria de David Ausubel, de Moreira e Masini, acerca do processo de aprendizagem significativa e sua importância no processo de ensino – aprendizagem.
Segundo os autores, de acordo com as teorias desenvolvidas pelo psicólogo David Ausubel, a aprendizagem é um elemento que provém de uma comunicação com o mundo e se acumula sob a forma de uma riqueza de conteúdos cognitivos. É o processo de organização de informações e integração do material, onde o autor chama de Estrutura Cognitiva.
Os autores enfocam que a aprendizagem cognitiva funciona quando evocamos hábitos passados apropriados para o novo problema e respondemos, quer de acordo com os elementos que o problema novo tem em comum com outros já aprendidos, quer de acordo com aspectos da nova situação, que são semelhantes à situação já encontrada. Essa interação gera um processo associativo de informações inter-relacionadas de designada de aprendizagem significativa.
Apesar disso, os autores insistem dizendo que a aprendizagem significativa facilita o processo de aprendizagem, pois permite que o aluno aprenda por meio de elementos (informações ou idéias) relevantes para a aquisição de novos conhecimentos atribuindo outros significados,