Teoria da Administração
Histórico
No final do século XIX, a introdução e o uso intensivo das máquinas a vapor na manufatura, combinada á influência do liberalismo econômico, inaugurou um período de profundas mudanças na economia e na sociedade, conhecida como Revolução Industrial.
A Revolução Industrial revolucionou a produção e a aplicação de conhecimentos administrativos.
As primeiras tendências causadas pela Revolução Industrial:
*Substituição do artesão pelas máquinas;
*Crescimento das Cidades;
*Invenção das Fábricas
*Inchaço Urbano
1.Teoria da Administração Científica
A abordagem da Escola da Administração Científica se baseia nas tarefas da organização. O nome Administração Científica é devido á tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos trabalhos operacionais a fim de aumentar a eficiência industrial.
A Administração Científica foi iniciada no começo do século XX pelo engenheiro americano Frederick W.Taylor, considerado o fundador da moderna TGA. Taylor teve seguidores e provocou uma revolução no mundo industrial de sua época .Sua preocupação original foi eliminar o desperdício e as perdas sofridas pelas indústrias e elevar a produtividade pela aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.
1.2 O Trabalho de Frederick Taylor Por meio do Estudo de Tempos e Movimentos(Motion-time Study) quando havia publicado o livro Shop Monagemen, verificou que o operário médio com o equipamento disponível produzia menos do que era potencialmente capaz, logo conclui que se o operário mais produtivo percebe que que obtém a mesma remuneração que o operário que produz menos, acaba se acomodando, perde o interesse de produzir de acordo com a sua capacidade. Então surge a necessidade de criar condições de pagar mais ao operário que produz mais.
Em decorrência Taylor diz que o objetivo