Teoria da administração
As organizações contemporâneas estão passando por grandes transformações em todas as áreas. O impacto dessa reestruturação materializa-se por intermédio de processos de racionalização organizacional e técnicas que incorporam ao ambiente empresarial, como as novas tecnologias e os novos modelos de gestão. Nosso trabalho tem por objetivo mostrar os processos promotores dessas transformações.
Competência
É a faculdade atribuída a alguém ou a uma instituição para apreciar e julgar certas questões.
Elegeremos, para a Administração, competência como um conjunto de saberes, um estoque pessoal de recursos baseado em três dimensões:
• Conhecimento (informação, sabedoria - saber o quê, saber o porquê),
• Habilidade (técnica, capacidade - saber como) e,
• Atitude (identidade, determinação - querer fazer), dimensões estas, interdependentes e necessárias a determinado propósito.
Competitividade
De acordo com Smith, a ideia básica da concorrência é que, uma vez competindo entre si, os atores envolvidos automaticamente estariam contribuindo para o progresso geral da sociedade.
Em decorrência das transformações nas relações econômicas mundiais, a competitividade ganhou status de garantidora da existência das empresas no mercado competitivo.
Competitividade é um conceito amplo que integra três dimensões:
- a empresarial, cujo foco principal está na gestão;
- a estrutural, que enfatiza as cadeias e os arranjos produtivos e
- a sistêmica, que considera as variáveis macroeconômicas.
Aprendizagem Organizacional
O aprendizado para a humanidade sempre exerceu importante papel no que diz respeito ao desenvolvimento dos povos, seja ele social, profissional e em todas as outras áreas da dinâmica do ser humano.
O Que é aprendizagem organizacional?
O funcionário ganha cada vez mais ênfase no cenário empresarial. De simples executor de tarefas passou a cliente interno, demonstrando assim sua importância nasobrevivência das organizações. Novos estudos e