Teoria da Administração
ENFOQUES PARA O SUCESSO EMPRESARIAL
De: Carlos Alberto Gonçalves, Mário Teixeira Reis Neto e
Cid Gonçalves Filho (Organizadores).
Belo Horizonte: CEPEAD/UFMG, 2001. 317 p.
RESENHA • ESTRATÉGIA EM FOCO
2004 • ©RAE • 113
“sugerir estratégias que não podem ser facilmente copiadas e que aumentam tanto o valor como a expectativa de vida da empresa” elaborando seus argumentos em torno do conceito de
“estratégias invisíveis” ou, como preferem denominar, “estratégias obscuras”.
Dentre as conclusões apresentadas vale ressaltar a afirmação, no mínimo contundente, de que a “vantagem competitiva reside nos níveis estratégico e gerencial das organizações, sendo o nível operacional apenas uma ferramenta de apoio para suas características estratégicas, culturais e gerenciais”.
O terceiro artigo dessa parte introduz a cultura corporativa nas discussões sobre o tema e, a partir de observações empíricas, o autor tenta mostrar como a cultura “exerce um papel de filtragem” na eleição daqueles aspectos do ambiente empresarial que são “julgados importantes e merecedores de atenção”. Encerra essa parte um artigo cuja proposta é oferecer ao leitor um inventário dos principais modelos e processos de mudança nas organizações.
Um único artigo compõe a terceira parte do trabalho – “A estratégia e o conhecimento”. Indagando-se quanto à pertinência de uma “gestão do conhecimento” o autor tece, à luz das contribuições de inúmeros analistas e estudiosos do tema, considerações sobre aspectos variados envolvendo o conhecimento.
“Estratégias genéricas, de marketing e de logística” é o título da quarta parte do livro, que antecipa o conteúdo dos textos ali contidos. No primeiro artigo, são revistos os conceitos porterianos de vantagens competitivas e estratégias genéricas, enquanto que o segundo artigo é direto nas suas intenções de explicitar os principais enfoques das estratégias empresariais na ótica do