Teoria da administração
As organizações apresentam bastante diversidade, isto é, elas são profundamente diferentes entre si; podem ser pequenas, médias, grandes, nacionais, internacionais e mundiais. Operam em ambientes diferentes, rodeadas de um universo de fatores econômicos, políticos, tecnológicos, legais, sociais, interagem entre si e se alternam constantemente, proporcionando um campo dinâmico de forças caracterizado por uma enorme mudança e instabilidade ao redor.
Uma organização envolve arte, técnica e ciência. A arte para que possa com elegância, estilo, competência, muita sensibilidade. Técnica requer técnica para obter ferramentas concretas e conceituais. Ciência requer fundamentos em teoria, idéias, conceitos e abstrações. A administração é antes de tudo alcançar resultados com meios de que se dispõe transformar recursos e competência em um resultado tangível e extraordinário. Contudo a administração é uma conjunção de inúmeras variáveis que convergem sempre para o bem resultado no final, é uma ciência que permite o enorme desenvolvimento da humanidade. Com o gradativo desenvolvimento das organizações surgiu a necessidade de administrá-las adequadamente. Daí surgiu a administração.
A teoria geral da administração é, em certos aspectos, uma decorrência da teoria das organizações, um meio de pôr em operação, conceitos e ideologias a respeito organizações, trata de um estudo da administração , das organizações em geral e das empresas em particular. É um conjunto integrado de teorias administrativas, os aspectos e variáveis que cada uma delas considerou relevante na sua época para fundamentar suas conclusões e solucionar problemas.
As pessoas possuem habilidades natas ou adquiridas, ou seja, as pessoas nascem e desenvolvem habilidades próprias e outras são obtidas, de acordo com a necessidade. Habilidade Humana são necessárias para um bom relacionamento em uma Organização. Administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de